terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

PRAGA DE MÃE NÃO PEGA, MAS PODE INFLUENCIAR.


A MENINONA PÓS-ADOLESCENTE ENGRAVIDA E CONTA PARA SUA MÃE, ENTRANDO NO 3º MES DE GESTAÇÃO:
---O quêêê, minha filha!? Se bem que eu estava desconfiando de alguma coisa! Aiii filha!Agora é que você vai ver, vai ver como seus pés vão inchar! Escuta o que te digo. Eu já passei por isso, eu sei como é!"
ALGUMAS SEMANAS DEPOIS:
---"Credo filha! os teus pés nem incharam, né? Ah..mas você vai ver só, quanta dor você vai sentir nas costas! Escuta o que te digo. Eu já passei por isso, eu sei como é!"
BEBÊ PRESTES A NASCER:
---"Nossa filha! a criança já nasce nesta semana e você me diz que nem sente dores nas costas! Ah...mas espera só o momento do parto. Você vai sentir a pior dor do mundo! Escuta o que te digo. Eu já passei por isso, eu sei como é!"
NASCEU O BEBÊ:
---"Filhaaa, que coisinha mais linda! E você nem sentiu tanta dor, né filha? Ah...mas de agora em diante, você vai ver o que é passar noites em claro, e morrer de sono todos os dias! Escuta o que te digo. Eu já passei por isso, eu sei como é!"
ALGUNS ANOS DEPOIS, LEVANDO A CRIANÇA PRÁ ESCOLA:
---Poxa filha, me lembro muito bem que a criancinha dormia bem como um anjinho, não te incomodava prá nada! E agora já vai prá escola, que lindo! Ah...mas você ainda verá quando ela passar da puberdade, o trabalhão que ela vai te dar e quando chegar aos dezoito então...uhhh! Escuta o que te digo. Eu já passei por isso, eu sei como é!" Nesse momento a filha vê um cachorro "amando" uma cadelinha, e fazendo sinal para sua mãe tentarem desviar o olhar da criança para outro lado...e eis que a criança diz...
---" Mamãe...quer ver a vovó dizer..."Ah...Escuta o que te digo.Eu já passei por isso, eu sei como é!"

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Pensamentos acinzentados / Grizaj pensoj

E u

p
r
e
c
i
s

aprender a trabalhar  com aquarelas. Eu tenho que saber como pintar de todas  as cores, os meus pensamentos acinzentados; mesmo sabendo que qualquer cor  por dentro, é opaca...


                                                                                 
Mi

b
e
z
o
n
u
s
 lerni kiel labori kun akvareloj. Mi devas scii  kiel pentri buntkolore ĉiujn miajn grizajn pensojn; kvankam ajna koloro enen estas opaka. ..
   \0/F.B.\0/

                        

domingo, 22 de fevereiro de 2015

ABSTRATO

Não existe o belo céu azul. Não existe alma purificada. Não existe a miséria, nem a glória. Não existe o paraíso nem o inferno. Não existe um poema mal escrito e ininteligível. Nada existe, a não ser a crença que tudo pode existir.
Às vezes preciso acreditar que eu existo, até mesmo isso.
\0/F.B.\0/escreve coisas que nem ele mesmo entende!
\0/F.B.\0

sábado, 21 de fevereiro de 2015

TREM NOTURNO-\0/-\0/-NOKTA VAGONARO

Algumas coisas realmente a gente não pode ignorar; Como a nossa vida passa tão rapidamente, por exemplo, é uma dessas coisas.

Nascemos como se estivemos observando a paisagem pela janelinha de um trem expresso, à noite. Não queremos perder nada durante essa nossa viagem. Queremos saber tudo. Conhecer tudo. Curiosos, apertamos nosso nariz no vidro, à procura de algo para admirar, mas está tão escuro...De repente, algo ilumina a paisagem, as luzes da cidadezinha que se aproxima. Mas o trem rápido, não para. Novamente a escuridão. Voltamos nossa cabeça para a porta de vidro, lá no fundo do vagão e vemos, ainda como se para nós acenando, as luzinhas fracas da pequena cidade, e os trilhos do trem que nos mostra o quanto já caminhamos rápido para chegarmos à estação final.
=-=-=-=-=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=
---FRANCISKO BRAZILO deve ter tomado muito sol na cabeça, quando andava pelos trilhos do trem, ontem à tarde--- :-)

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

COMPLEXO DE SUPERIORIDADE //=// Supereca Komplekso


Mal saiu da casca e já pensa em ser médico...veterinário!
               \0/
Apenaŭ elŝeliĝinte ĝi jam pensas  esti doktoro...pri veterinara medicino!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Atmosfera estranha, lamentavelmente // Bedaŭrinde streĉa etoso.

O que eu constato, é que lamentavelmente, mãos externas, aplaudem o início da bancarrota que persiste em matar o meu Brasil....Tantas forças poderosas querem fazer o meu país se ajoelhar para levar na nuca...o golpe fatal! Tantos querem te matar, meu país, mas bravamente você resiste e não quer morrer!     
          \0/-\0/

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

SEM PERCEPÇÃO //

A Quarta-feira de Cinzas é realmente um dia estranho. A gente se sente fora do tempo e do espaço mesmo não sendo folião ou apreciador de Carnaval.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

P A N T E Í S M O


Numa manhã de Fevereiro de 1600, ardia em meio a uma fogueira, armada pela "Santa(?)Inquisição, o corpo de GIORDANO BRUNO, cujo único pecado foi pregar a existência de uma alma universal imanente e acreditar na ocorrência da vida anterior ao próprio Universo.  Eu encontrei no YOUTUBE... o filme sobre o GIORDANO BRUNO, que é muito bom!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Um caso de polícia ;;; Polica afero.






Um homem suicidou-se duma maneira bem estranha, ontem...

 Ele encrencou com o dono do bar por uma coisa boba. Saiu para rua, e voltou armado para dentro do estabelecimento, querendo matar a todos que estavam lá dentro...Mas como ele estava bêbado, acabou se confundindo, já quase não sabendo mais o que estava fazendo lá, assim, decidiu  matar a si próprio primeiramente e depois os outros...

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Na Grécia Antiga // Antikva Grekujo

Descobri porque na antiga Grécia, os homens somente praticavam os esportes, como as lutas e guerreavam totalmente nus. É que as suas mulheres , tinham horror de lavar roupas, principalmente as sujas de sangue!
            \0/F.B.\0/

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

O meu passeio // Mia promenado

Andando, eu comigo mesmo, e nosso relógio conversávamos sem pressa. Paramos, eu comigo mesmo, parágrafo observar o mundo à nossa volta. Estávamos quietos, eu comigo mesmo, apenas assistindo como aves que voavam quase desaparecendo no céu e ao longo o verde, o queimado, o "Todas As cores" da paisagem a nossa frente. Sentamos- nos, eu comigo mesmo, em silêncio e ouvimos como resposta  à tudo o  que perguntávamos, o tic-tac, tic-tac, tic-tac, sem pressa do nosso relógio.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Uma simples experiência // Eksperimento ordinara



N eSTA Manhã chuvosa, eu estava meditando o POR QUE de o pão com manteiga / margarina / geléia, semper CAIR com o Lado da manteiga / margarina / geléia prá Baixo, EO POR QUE OS de gatos sempre cairem em pé. Entao, eu Resolvi Fazer Por minha Conta Uma Experiência com hum dos gatos daqui de casa (escolhi Pará ISSO, o Mais esperto o Dartanhã). A experiencia de e simples, do consiste em amarrar hum Pedaço de pãozinho com manteiga nas Costas fazer Dartanhã e joga-lo d o Ponto Mais Alto do Telhado de casa. ASSIM saberei Qual dos Dois (o gato UO o ​​Lado da manteiga) Caira virado Pará o Chão.
Contando entao 1,2,3 E ágora ... pronto joguei!
PS ... Querido Diário ... Já Estou Aguardando Mais de meia hora e Nenhum dos Dois Tocou o Chão ... sera que o balão azul de ar, OS Pará Levou o alto e longe da Minha Casa, com a Força do vento !?  
Emoticon carranca

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

A Crente na Moda


Ela saiu para a rua toda perfumada, bem na moda, cabelos esvoaçantes e com a roupa vaporosa. Passando pela frente duma igreja, ouviu ela os comentários de dois homens ali parados: "Essa aí não é evangélica, não! Nem prima em terceiro grau de protestantes como nós somos!"...O outro responde:" É irmão tem toda razão! Mas eu acho que hoje, irmão, ela está crente! Crente...que está abafando!"

               \0/F.B.\0/

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Uma mãe verdadeira // Vera Patrino

Sempre me impressionou o conto da LOBA DE ROMA. 
                                     - <> -
Imaginei o texto abaixo de uma história que li num jornal, Quando um bebê foi salvo por uma cadelinha vira-latas, há alguns anos atrás.
                                     - <> -
Ela teve seus  primeiros rebentos num espaço de porão duma casa em ruínas e abandonada. Deixou o ninho por alguns momentos prá procurar  comida. Encontrou hum saco plástico preto e grande com algo se movendo dentro dele era um bebê recém-nascido, Jogado no lixo. A cadela o cheirou e de alguma maneira, que somente a natureza sabe explicar, conseguiu chamar a atenção de um transeunte, que vendo a cena logo tratou de pedir o  socorro e assim, a criancinha foi salva. A cadela voltou par o seu ninho, lambeu cada um de seus filhotes e os amamentou.cochilando próximo  a eles  e ao  mesmo tempo os  aquecendo, se sentia satisfeita com seu ato de bravura sobre o qual ninguém lhe agradecera, mas ao mesmo tempo ainda  estava preocupada  por querer  saber como estava o bebê, que ela encontrara.
                                      \0/F.B.\0/

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

MINHA AUTOCRITICA DO RETRATO QUE TIREiI DA FAMÍLIA DE MARICÂNDIDA //Mia memkritiko de portreto de la familio de MARICÂNDIDA FAMILIO

M aricândida, me pediu para que eu tirasse uma foto sua com seu esposo e prole de quatro crianças, para que pudesse pendurar, como um quadro, no seu lugar preferido dentro do galinheiro. Hoje eu observei esse quadro e fiz minha autocritica como fotógrafo entre aspas, e posso descrever o seguinte:
-
. Não, Eu não sei mas, provavelmente, a FOTOGRAFIA parece estar Inacabada hum um e me parece, também, que uma nuvem escura lidera a paisagem diminuindo a área de espera em que corpos os teriam sido projetados; Duas das filhas estão olhando diretamente para  o espectador. O olhar da mamãe Maricândida, é introvertido, Como "sonhar acordada". A filha mais velha, também, embora talvez menos sonhadora. Os filhos parecem ter algo de inimizade entre si, Eles estão se encarando com um leve sorriso ... um pouco duvidoso! O papai -galo ao lado de Maricândida, por sua vez,  olha na direção oposta à família e, pelo menos, ninguém tem  um olhar mais suave, um olhar de Estar-bem-em família 

Querido Diário, mas  Maricândida, me diz que o retrato está muito bom, e que me pagará assim  que começar a botar novamente! Espero, não  pelo pagamento; mas na verdade como forma de Incentivo!
e também... 
"EU ESPERO QUE EU NÃO ESTEJA SENDO TÃO CRÍTICO COMIGO MESMO! Afinal até as autocríticas podem ser destruitivas! "
Emoticon sorriso
\ 0 / - \ 0 / - \ 0 /  

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Conto da Carochinha // Mirrakonto

--------------------------------------------------------------------------------
As fêmeas estavam arrasadas. Motivo? O governo tinha acabado de aumentar o preço de aluguéis e vendas dos casacos, estolas e chapéus de pele humana.
--------------
"Que horror, não é mesmo?" Aonde vamos chegar?" Foram os comentários da Senhora Ursa e de sua amiga a Senhora Tigresa. "Verdade amigas! Vocês acreditam que na ultima festa de noivado que participei, nos serviram canapés de entranhas de humanos...subdesenvolvidos! Verdadeira decadência!"
Que pobreza! Realmente tempos difíceis estes"! --completou, a Senhora Onça.

-------------
Eis o meu protesto contra Os Animais que deveriam ser como nós humanos! Eles reclamam de tudo! Nós não!
Kaj bonvolu traduki la tekston, Vi mem!

\0/F.B.\0/

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Nós somos nós...brasileiros // Ni estas ni....brazilanoj

Por que será que nós brasileiros estamos sempre nos subestimando?
pensando nisso, criei este texto:


Recém aposentados o casal logo pensou numa excursão para o exterior...e pelo lugar escolhido tanto fazia ter ido ou não para o nossa região nordeste...tamanha semelhança no típico físico dos 

seus habitantes. Mas como queriam ir para o exterior, escolheram o MÉXICO...,( como aliás escolhem a maioria dos recém aposentados brasileiros pobres.) E lá passeios, comeram muito milho cozido, visitaram as praias, (tudo o que não temos aqui!) E fotos nas ruínas centenares e vulcões milenares (isso realmente não temos!); E tantas fotos e tantas poses...que acabaram esquecendo o nome de alguns lugares visitados....como o famoso
POPOCATÉPETL...E agora? O que escreveremos nas legendas quando postarmos as fotos no Facebook? Por exemplo...este lugar aqui! Não me lembro bem o nome...Pipocoomontel? Poopocomom?..." O amor, como se chama mesmo aquele lugar? Me esqueci por completo!" pergunta a esposa. E o marido responde...
"Escreva ai que estavamos visitando o
"PIPOCA DO MÉQUIDONALDI" , quem é que vai ver e dizer o contrário...lá no Brasil ninguém vai saber do que se trata mesmo!"

\ 0 / FB \ 0 /
Desejo-lhe uma boa tradução!

CUIDADO! ESTÃO DESPERTANDO O FASCISMO ...COM VARA CURTA . Querido Diário, saudações! Xicoburi posso dizer que o mundo do capitalis...