Xicoburi digo que não sou intelectual e quem me dera fosse somente algumas porcentagens  disso. Quem conhece xicoubri pessoalmente sabe que sou bem “lerdinho” intelectualmente. Tudo que escrevo somente tenho que agradecer ao único neurônio de xicoburi que funciona.  Porém, sou curiosos! Curioso pela História Universal e Geografia e sendo assim, na noite passada pesquisei sobre  VACLAV HAVEL, que entre outros livros por ele publicado, pude encontrar um com o seguinte título: O PODER DOS SEM PODER, e nem preciso dizer que já pelo título fiquei interessadíssimo no escritor. Pois bem, 
Xicoburi fui pesquisar mais cadinho e encontrei uma de suas peças teatrais que discute como o sistema de poder quebra ou tenta derrubar aqueles que o combatem. Nem sempre é feito com violência direta. Emprega-se mentiras deslavadas também. Vaclav Havel descreveu o jogo como o sistema funcionava irritando muito, lembrando-se regularmente e dando várias dicas para manter o medo... Incrível, xicoburi digo, como os acontecimentos em nosso país dos últimos anos se encontra “embutidos” nessa peça! Ou seria essa peça de Havel nos acontecimentos nossos dos últimos anos?
Xicoburi acho que as pessoas livres sempre prestam homenagem a pessoas como Havel, que não hesitam em lutar pela justiça, apesar de enfrentarem um poder de fogo, liberdade de expressão e reputação. E então, xicoburi acho que não é de estranhar que, apesar de se referir aos gostos de Vadav Havel, olhemos diretamente para a”sala de visitas”  aqui no nosso país, Brasil, na noite de véspera de natal,  e ao invés de Papai Noel, enxergássemos Vaclav  Havel?!
 — Václav Havel
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário