--------O texto a seguir é meu.--------------
       Nigra sum sed formosa. Eu sou negra, porém formosa.
Então neste caso, temos também que proibir a publicação do livro bíblico Cantares de Salomão, onde no cap.1 vers.5, lemos:
 "Oh! Mulheres de Jerusalém, eu sou negra e bela. Sou negra como as
barracas do deserto, como as cortinas do palácio de Salomão".
----Vai lá!Como alguém pode ser comparada a barracas do deserto e cortinas (talvez SUJAS) do palácio do rei Salomão, somente porque é negra?------ 
Quer dizer que se fôsse uma branca, ela nem precisaria se declarar "porém"formosa?!
Vamos refletir, vamos refletir!
Monteiro Lobato é nosso, muito nosso!
E sobre os demais ícones do nosso folclore nacional, por exemplo "NEGRINHO DO PASTOREIO"? e o ''SACI PERERÊ"? Esses na certa serão proibidos  naturalmente!? Ou isto se chama CENSURA ? 
                               E graças ao bom senso...ainda A reunião realizada nesta terça-feira (25) no MEC (Ministério da Educação) para discutir a polêmica sobre racismo no livro “Caçadas de Pedrinho”, de Monteiro Lobato, terminou sem acordo. E  que venha o HALLOWEEN! né!? 'tamos fritos! 
                                                  x-x-x-x-x-x-x(ilustração da WEB...bildo el TTT)x-x-x-x-x--x
-------- La sekva teksto estas mia. --------------
        Nigra sum sed formosa. Mi estas nigrulino, "sed" bela.!
Do en ĉi tiu kazo, ni ankaŭ devas malpermesi la publikigo de la biblia libro Kanto de Salomono, kie en Ĉ.I vers.V, oni legas:
  "Ho, Filinoj de Jerusalem, Mi estas nigra kaj bela.  Mi estas nigra  kiel la
tendoj de la dezerto, kiel la kurtenoj de la  palaco de Salomo "
Tio volas diri se ĝi estus blanka virino , ŝi ne bezonis sin deklari... "sed ankaŭ" bela?!
---- Ho ve! Kiel iu povas komparata al la  tendoj de dezerto
 kaj kurtenoj (eble MALPURA) de la palaco de la reĝo Salomono, nur ĉar ĝi havas nigran haŭton? ------
Ke oni ponderu plidelikate la afero pri la malpermeso de la verkoj de 
Monteiro Lobato .
Kio pri aliaj figuroj de nia nacia folkloro, ekzemple "Negrinho do Pastoreio"? kaj ''SACI PERERÊ? Tiuj estos malpermesitaj ankaŭ!? Ĉu mi  devos kredi  ke tio pritraktas alian novan "cenzuron?Kaj danke al la bona senco tamen ... La kunveno marde (25) en la MEC (Ministerio de Eduko) por diskuti la afero pri rasismo en la libro "Ĉasado de Pedrinho" por Monteiro Lobato, finiĝis sen interkonsento.
                                  aj!aj! aj!Kaj ke venu la Halloween! 
aj! aj! aj! terure! terure!
--------O texto a seguir NÃO, é meu. O pesquisei na Rede--------------
Audiência no Supremo sobre racismo na obra de Monteiro Lobato não chega a consenso
Heloisa Cristaldo (Agência Brasil).A polêmica sobre racismo em obra do autor Monteiro Lobato ainda não foi encerrada. Terminou sem consenso a audiência de conciliação realizada no Supremo Tribunal Federal (STF).Representantes do Ministério da Educação (MEC), da Advocacia-Geral da União e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) discutiram, com a mediação do ministro  Luiz Fux, o mandado de segurança do Instituto de Advocacia Racial e Ambiental (Iara) e do pesquisador de gestão educacional Antônio Gomes da Costa Neto contra o parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) que liberou a adoção do livro “Caçadas de Pedrinho”, de Monteiro Lobato, no Programa Nacional Biblioteca na Escola.Para sanar os pontos críticos do debate foi marcada outra reunião para o dia 25 deste mês, no Ministério da Educação. O ponto central de discordância é a nulidade do parecer do CNE, que determina que “Caçadas de Pedrinho” seja distribuído às escolas acompanhado de nota técnica instruindo o professor a contextualizar a obra ao momento histórico em que ela foi escrita.
De acordo com o secretário de Educação Básica do MEC, Cesar Callegari, o próximo passo é aprofundar o debate. “Primeiro na formação de professores, segundo nas orientações que chegam às escolas por meio das diretrizes do CNE e do próprio Ministério da Educação. E quando forem compradas novas obras, que tenham essas explicações acerca dos contextos históricos, contextos regionais”, explicou.
Callegari considera que a medida não é censura, pois não permitirá que a obra de Lobato seja banida das escolas públicas e privadas do país “e sim de uma explicação clara do contexto em que foi produzida e a sua época”, argumentou.##
BUSCA DE ACORDO
O ministro Luiz Fux explicou que se o MEC e o instituto não entrarem em acordo, a questão será julgada pelo plenário da Suprema Corte. Caso haja acordo, Fux irá apenas homologar a decisão.
Publicado em 1933, “Caçadas de Pedrinho” relata uma aventura da turma do Sítio do Picapau Amarelo à procura de uma onça-pintada. Entre os trechos que justificariam a conclusão de racismo estão alguns em que Tia Nastácia é chamada de negra. Outra parte diz: “Tia Nastácia, esquecida dos seus numerosos reumatismos, trepou que nem uma macaca de carvão”.
Em relação aos animais, um exemplo mencionado é: “Não é à toa que os macacos se parecem tanto com os homens. Só dizem bobagens”. Outro é: “Não vai escapar ninguém — nem Tia Nastácia, que tem carne preta”.
--------O texto acima não é meu, extraí da rede.------------------------
       
  -------------------\0/b.f.\0/--------------------
 





