Querido Diário, saudações!
Xicoburi digo que durante a Guerra Fria, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, o mundo foi dividido em duas partes, "democracia" entre aspas mesmo e capitalismo, por um lado, e por outro lado, comunismo e operações estatais. E como xicoburi sabe e vocês muito mais do que xicoburi as nações do mundo tiveram somente essas opções  para escolher... A famigerada Guerra Fria terminou há 30 anos. Os Estados Unidos e a OTAN se encontravam num leque de cores com mais de cinquenta tons de cinza para a enfrentar com "ânimo" a ex- União Soviética e da Liga de Varsóvia,  que foi perdida na queda do Muro de Berlim. A Rússia e a União Soviética eram sinônimos da Guerra Fria e o terceiro sinônimo era comunista. Dois desses estados quentes "comunistas" entre aspas também, não têm sentido. Temos  que ir a leste para a China e a Coreia do Norte para encontrar um estado comunista? Será que são mesmo?
A fonte do ódio russo hoje não é ideologia, mas um drama ocidental.  Após o colapso da União Soviética, formou-se um modelo para a superioridade da democracia e do capitalismo ocidentais. O livro que Francis Fukuyama escreveu sobre o fim da história que cujo [aqui incluo a versão em PDF]  modelo assumia que o mundo inteiro seria ocidental...ou quase isso. E me digam se não é o que já estamos vendo agora?
Xicoburi farei meu resumo agora, o modelo não funcionou, nem no Oriente Médio nem na Europa Oriental. Ainda mais em áreas distantes, junto com a China. Em vez de revisar o modelo, os países ocidentais buscaram uma desculpa para o modelo Superior Ocidental não funcionar. E, então,  a nova Rússia de Putin estão ficando com seus  olhos bem arregalados quando os assuntos ocidentais se tornaram uma realidade fria. Tão fria, como uma deliciosa sopa bem vermelha chamada Borche /ou Borsch /que xicoburi tanto aprecio...mas que pode ser esquentada, também. 

 
Nenhum comentário:
Postar um comentário