"Cuba é uma democracia ou uma ditadura?
Se eu lhe fizesse esta pergunta, alguns certamente diriam uma ditadura, tenho certeza. Esta, no entanto, é a resposta errada, o problema é que é assim que os EUA controlam a mídia ocidental descrevem Cuba. Isso é muito da verdade. De fato, Cuba tem um sistema mais democrático que o nosso aqui em Malta.
Democracia em Cuba é uma democracia participativa, onde o poder político está nas mãos das pessoas e não nas mãos de partidos políticos, existem cerca de 133 mil organizações de base na qual a população participa. Cada organização tem a sua própria assembleia e cada assembleia elege um delegado para representá-los na Assembleia Nacional, com o mandato de que este delegado fale e apoie o que foi decidido na assembleia. Caso não o faça, ele é chamado de volta e substituído
Atualmente, em Cuba, uma nova constituição está sendo discutida nessas assembleias de base quando os acordos são alcançados, em cada assembleia, e então cada contribuição da assembleia vai para a Assembleia Nacional. Os acordos finais voltam para as pessoas. Quem vai aceitar ou rejeitar em um referendo.
Isto está muito longe do que está acontecendo aqui em Malta com relação a uma nova constituição que está sendo discutida agora.
Isso por si só explica por que não há necessidade de nenhum outro partido político em Cuba, então o Partido da revolução que é o Partido Comunista de Cuba.
Como poderia haver uma ditadura em Cuba ? :
Quando, após a revolução, o analfabetismo foi completamente erradicado, mais de 10 milhões de pessoas foram ensinadas a ler e escrever.
Onde o sistema de saúde é o melhor e avançado até mesmo os cidadãos dos EUA vão lá para a cura
Onde, durante seu mandato como presidente de Cuba, Fidel Castro, alguém poderia encontrá-lo nas ruas se misturando com as pessoas.
É preciso entender para alcançar essa democracia popular é preciso acabar completamente com a sociedade de classes que existe em uma democracia burguesa liberal. A menos que a burguesia seja completamente silenciada, nunca poderá haver uma sociedade igualitária.
Se queremos que os privilégios, as classes desapareçam, os mercados livres devem ser eliminados.
Isso não é antidemocrático, você está libertando as massas da exploração e da ditadura da Capital. O sistema capitalista deve ser eliminado, e assim deve a classe burguesa que vive desse sistema.
Finalmente, o que ser socialista significa realmente ?"
...e foi esta breve palestra
proferida em comemoração do 60º aniversário da Revolução Cubana organizada pela
ALBA Malta-Norte da África
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário