quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

\0/QUARTA-FEIRA, O TRICENTÉSIMO QUINQUAGÉSIMO NONO DIA DE 2019\0/

HORA DA CEIA... FESTEJEMOS OU CHOREMOS!

Querido Diário, saudações!
Xicoburi digo que hoje é Natal e não é incomum sofrermos de má consciência. Para que? Talvez porque tenhamos um teto sobre nossas cabeças (a maioria de nós). Talvez, muitos de nós, brasileiros; achamos o máximo e nada errado colocar peru, presunto, almôndegas, os doces e as bebidas sobre a mesa, o melhor CD para tocar, enquanto uma propaganda... Tão deprimente xicoburi digo de passagem... Na TV mostras as criancinhas desnutridas e barrigudinhas africanas e a aquela voz da locutora que faz qualquer um sentir a consciência pesada descreve a situação dos pais de uma das crianças... e CD tocando músicas de alguém cantando em inglês, e a locutora da propaganda fazendo um apelo para doação em nome de certa organização sem fins lucrativos e a música e a criança cheia de moscas e o odor da comida e...e...ninguém se lembrando para quem é a celebração do dia...para que a fome, para que a comida...para que a alegria...para que a tristeza...a alegria da criança com seu novo brinquedo, e chorando pela bronca da mãe por não querer comer e a tristeza da mãe pelo choro da criança morrendo de fome...o disco de luta na mesa de Natal em casa feliz e a luta na barraca miserável para um grão de comida, enquanto que,  com palavras cheias de moral para esta época festiva, um chef ensina como assar os biscoitos na TV ligada que ninguém presta atenção, nem mesmo na propaganda da criancinha africana barrigudinha e coberta de moscas...morrendo de fome, justamente na hora em que na casa feliz, a mesa está repleta de comida, bebida e presentinhos...”Não chore filho, a mamãe vai ter trazer mais um pedacinho de pudim, você quer? Então lave bem as mãozinhas antes de comer, para não pegar bichinhos!” “Não chore mãe, a criança acabou de morrer de fome, as moscas por cima dela...sua barriga enorme não é por excesso de comida...e por causa dos bichinhos...”
Para quem é a festa de hoje? Celebrar o que mesmo? Apenas as crianças brincam felizes....as crianças morrem de fome...tudo ao mesmo tempo e em lugares diferes...É Natal!
Xicoburi acho, que não raro, temos essas imagens diante de nossos olhos quando nos surpreendemos com o quão agradável é com boa comida e muito calor humano dentro de casa: Por alguma razão, não devemos pensar que merecemos ser tão bons neste momento de fogão e socialização. Nós, brasileiros, somos boas pessoas, e desejamos que todas as outras pessoas ao redor do mundo sejam tão boas quanto nós. Portanto, muitas vezes estamos ensurdecendo esse peso na consciência durante os dias de festas, colocando alguns dos nossos míseros reais na caixa de angariação de fundos de alguma honesta e tradicional organização humanitária, na caixinha de coleta de alguma igreja ou até comprando um presente de Natal para o filho da filha do primo, de quem não sabemos mais qual é o nome e cujo pai está desempregado e a mãe grávida de mais um membro da família  para ser sustentado. É mais abençoado dar do que receber. Teoria da compensação, tipo (como o aluno deveria ter dito). Xicoburi digo claro! Quando vemos a mesa posta; quando ouvimos os risos e vemos os semblantes dos parentes / amigos que comemoram; quando estamos contentes por estarem todos reunidos, pelo menos falsamente e devemos pensar no motivo de ter tudo isso.
Nós não temos (ainda...) guerras ou disputas internas. Mas, xicoburi digo que, mal ou má, ainda temos uma escola em funcionamento, onde a maioria dos alunos aprende a escrever, ler e contar. Temos um serviço de saúde onde, após um pouco de irritação, e com muita, mas muita paciência, as pessoas podem ser tratadas de doenças simples e cuidar de ferimentos piores quando choramos ou nos encontramos em condições ainda piores. Podemos comprar comida sem ser fatalmente envenenados... apesar dos altos preços de tudo. Tudo isso temos porque pagamos por isso. E nós temos um sistema para isso. Quem não tem tudo listado acima não possui escola, assistência médica e alimentação nutricional porque vivem em comunidades / países onde os sistemas não funcionam.
Xicoburi sei que vocês sabem muito mais do xicoburi que a pobreza em longo prazo anda de mãos dadas com a falta de democracia e um estado de direito em funcionamento, mas o que é realmente necessário em longo prazo são políticos internacionais que chamam uma pá de pá e ousam desafiar os déspotas que sequestraram os cidadãos de países e regiões em desenvolvimento pelo mundo sem precisar aqui mencionar seus nomes.  Xicoburi tenho o pensamento que se quisermos evitar as crianças emaciadas da África (apenas é um clichê gravado em nossa consciência assim que a palavra "inanição" chega ao discurso), seria uma ideia criar paz nas nações onde, por razões morais, você não pode escrever para a palavra democracia. Democracia essa, embora ainda que frágil em nosso grande, belo e deprimente país de formato triangular invertido, chamado Brasil, temos e apesar dos pesares e da “governança atual”.
Xicoburi complemento que nós não devemos esquecer que a democracia é algo que os cidadãos precisam lutar para alcançar e que ainda nós, brasileiros, devemos estar atentos para manter. E hoje em dia, e ainda com essa democracia que temos (e repetindo... com essa “governança atual”) muitos de nossa gente podem não ter tido acesso ao peito de peru e presunto em sua mesa de Natal, mas teve de se contentar com a água do poço e a maçaroca  de farinha de mandioca com caldinho de feijão... E olhe lá!
Xicoburi termino este longo pensamento, que o único neurônio que funciona em xicoburi o fez escrever dizendo para que ninguém desista do seu almoço de Natal... Mas também não renuncie à sua voz na sociedade democrática. Lute contra a perversidade do sistema Capitalista. Escreva para os governantes e influencie. E passem um bom dia de Natal sem se esquecer do aniversariante... é claro! O Jesus Cristo, o grande comunista e revolucionário, que na verdade não nasceu nessa data, mas que isso é outra história e que ficará para um possível futuro texto... Abraços e até!
Em tempo: Mas é claro que xicoburi vou inserir uma bela canção do grupo TRIBALISTAS, cujo título é  DIÁSPORA,  somente para dar algum ânimo neste meu texto: 😣



Nenhum comentário:

Postar um comentário

CUIDADO! ESTÃO DESPERTANDO O FASCISMO ...COM VARA CURTA . Querido Diário, saudações! Xicoburi posso dizer que o mundo do capitalis...