MAIO, O PRIMEIRO DIA 
Xicoburi até fico pensando em quantos de nós  demonstrarão hoje o que é o Primeiro de Maio. Quantos assitirão qualquer coisa demonstração ao vivo ou participar nas festividades para essa data? Nós dificilmente vamos escapar de notícias sobre as manifestações.
Há muito tempo atrás - antes do advento dos meios de comunicação - como tinha sido o dia naturalmente importante. Existia uma maneira de se unir e chegar com mensagens verdadeiras sobre o significado do Primeiro de Maio. Xicoburi li que "Com a demonstração 1º de maio de 1890 mostrou que o movimento operário poderia ocorrer em conjunto e com a disciplina em público." Talvez movimento operário de hoje tenha algo a aprender com isso?  Foi uma demonstração amigável. “Uma demonstração em que os trabalhadores apresentaram suas demandas, por exemplo, se o dia de 8 horas (demanda organização sindical americana AFL para o dia de oito horas a partir do primeiro maio 1886).” E Xicoburi pergunta: Mas hoje em dia quem realmente liga ou  se importa para o verdadeiro motivo dessa data?  Bem poucos!
E ainda Xicoburi vejo que o 1º de Maio é hoje fortemente associado às manifestações políticas dos movimentos trabalhistas.  Porem, pensando melhor qual trabalhador se sente motivado para participar com “alegria” nesta data, como se estivesse agradecido por ter alcançado tantas melhorias em salários, bem estar, segurança, assistência médica,... etc...etc... Ninguém! Com tanto desempregados que temos, qual deles participaria de manifestações hoje a não ser para protestar ou para nada fazer, pois para muitos hoje é apenas mais um feriado em nosso calendário.
Assim, Xicoburi acho que o dia de hoje não pertence às celebrações trabalhistas de agradecimento, portanto, embora a mídia possa aproveitar dessa data para fazer o público acreditar que isso seja o verdadeiro motivo da data, poderá muito bem utilizar a data de hoje para fazer crer que será um ótimo “feriado” para ir às compras e que Não precisamos deste dia para mais nada, a não ser para isso e que ELES já têm o poder sobre o país e sobre os trabalhadores.  E a gente sabe (detesto essa expressão!) então... Nós sabemos muito bem que a mídia espalha as mensagens com velocidade de um raio de modo que pode lidar com esta demonstração da maneira que bem desejar. Pode anunciar um produto qualquer e dizer logo em seguida que “Aproveitem o feriado de hoje... o Dia do TRABALHADOR!”; e quem vai se importar com essa mensagem quando oferecem o produto com um “bom” desconto?
/0\xicoburi, mais uma crônica minha, que correta ou errada escrevi!/0\
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário